CUT-DF sedia curso de alfabetização para adultos
Inspirado no método Paulo Freire, o programa acontece em sala que homenageia o educador
Publicado: 05 Outubro, 2023 - 18h08 | Última modificação: 09 Outubro, 2023 - 07h39
Escrito por: Marina Maria
A sala Paulo Freire, localizada na sede da CUT-DF, começou a receber, nesta semana, um projeto de alfabetização de adultos inspirado nos métodos do patrono da educação brasileira, autor de “Pedagogia do Oprimido” dentre outras obras. Coordenado por quatro facilitadoras de aprendizagem, que se revezam voluntariamente, o curso acontece às segundas, quartas e sextas, das 8h às 10h30, e ainda está recebendo inscrições de homens e mulheres que querem aprender a ler e escrever.
Até o momento, todos os alunos são da periferia do DF. Uma das facilitadoras, Irene Madeira, explicou que a escolha do local foi feita pensando exatamente nisso. “Na região onde está localizada a CUT passa muita gente que mora nas periferias para acessar transporte na rodoviária, além dos guardadores de carros, flanelinhas e pessoas em situação de rua”, afirmou Irene.
A voluntária explicou ainda que desde o início do ano, ela e as outras facilitadoras participaram de uma capacitação justamente para ministrar essas aulas e que, desde então, já tinham a ideia de realizar o curso na área central de Brasília.
O método
Inspirado em Paulo Freire, o método utilizado pelas educadoras visa a alfabetização não apenas das letras, mas, do mundo, com uma visão crítica da sociedade. “Por exemplo, em nossa primeira aula a palavra geradora foi ‘lote’. Os alunos nos contaram suas histórias de vida, falamos sobre habitação, eles aprenderam a palavra, as sílabas e a criação de novas palavras a partir dela”, explicou Irene.
De acordo com Paulo Freire, a utilização de palavras que estivessem presentes no dia a dia das pessoas ajudava no processo de alfabetização. Irene Madeira também contou que as voluntárias realizaram uma busca ativa por alunos e alunas, inclusive na própria rodoviária do Plano Piloto, porque assim seria mais fácil chegar a adultos não alfabetizados, que também têm dificuldade para chegar a esse tipo de informação.
Para saber mais informações sobre o curso, basta entrar em contato com a Irene pelo número: (61) 99198-7676.