MENU

CUT-DF participa de lançamento do Plano Juventude Negra Viva, em Ceilândia

O PJNV é o maior pacote de políticas públicas para a juventude negra da história do país

Publicado: 21 Março, 2024 - 16h06 | Última modificação: 21 Março, 2024 - 16h15

Escrito por: CUT-DF com informações da Secretaria-Geral da Pres. da República

Ricardo Stuckert/PR
notice

A CUT-DF, representada pelo seu secretário de Juventude, Tiago Bitencourt, participou do lançamento do Plano Juventude Negra Viva, em Ceilândia. A atividade aconteceu nesta quinta-feira (21), com participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e de diversos ministros de Estado.

Construído coletivamente com a participação de jovens de todo o Brasil e de 18 ministérios, o PJNV terá ações nas áreas de segurança, educação, saúde, assistência social, esporte, meio ambiente e outras. O objetivo é estruturar uma política transversal para a redução da violência letal e de outras vulnerabilidades sociais que afetam a juventude negra no país. O investimento previsto é de mais de R$ 600 milhões.

O Plano terá duração de 12 anos e será renovado a cada quatro anos. Além disso, governadores estaduais poderão aderir ao PJNV. Durante a cerimônia de lançamento, os governadores dos estados do Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Goiás e Piauí formalizaram adesão ao programa.

"Enquanto estamos aqui reunidos, em algum canto do país há uma pessoa negra sofrendo agressões verbais, física, única e exclusivamente por conta da cor da sua pele. Ou pior, confundida com um bandido e executada a sangue frio. Ou então vítima de uma bala perdida que quase sempre encontra um corpo negro em seu caminho e que tantas vezes mancha de sangue o uniforme escolar e rouba a alegria e a paz de famílias inteiras no nosso país. Não podemos achar normal", afirmou Lula.

Tiago Bitencourt destacou a importância do PJNV à vida e ao protagonismo da juventude negra. “É uma iniciativa muito importante para eliminar a violência contra o segmento. Além disso, o programa trará mais qualidade de vida, oportunidades e bem-estar aos jovens negros do nosso país. O Brasil só tem a ganhar com esse Plano”, disse.

Acesse o Plano Juventude Negra Viva aqui.