CUT-DF debate políticas públicas para pessoas aposentadas, pensionistas e idosas
A discussão acontecerá na próxima quarta, a partir das 9h, no auditório da Central
Publicado: 04 Abril, 2024 - 13h28 | Última modificação: 04 Abril, 2024 - 13h49
Escrito por: CUT-DF
Nas últimas décadas, a população idosa no Brasil cresceu substancialmente. Seja pelas melhorias no sistema de saúde ou pela redução da mortalidade e da natalidade, o fato é que as pessoas têm vivido mais. No entanto, viver mais nem sempre significa viver com qualidade.
Nesse sentido, na próxima quarta-feira (10), o Coletivo de Pessoas Aposentadas, Pensionistas e Idosas da CUT-DF debaterá a construção da organização sindical e políticas públicas voltadas ao segmento. A atividade acontecerá no Auditório Ulisses Guimarães, da Central, a partir das 9h. Veja a programação abaixo.
Envelhecimento no Brasil
De acordo com o Censo Demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa no país alcançou a marca de 32,2 milhões ─ representando 15,8% dos brasileiros. O aumento foi de 56% no período de 2012 a 2021. Os dados apontam ainda que, hoje, a expectativa de vida para ambos os sexos passa dos 75 anos. A projeção é que, em 2060, a média chegue a 81 anos.
Segundo Jairo de Souza Junior, coordenador do Coletivo, diante desses dados, é preciso repensar as ações para promover o envelhecimento com dignidade e respeito à diversidade populacional.
Outro grande desafio apontado pelo sindicalista é a necessidade do fortalecimento da mobilização pela revogação de projetos já aprovados, como as reformas trabalhista e previdenciária e o Arcabouço (Teto de Gastos), que trazem grandes prejuízos ao direito de envelhecer de forma saudável.
“O Brasil envelheceu rapidamente e as pessoas idosas passaram a demandar direitos sociais, políticas públicas, renda, emprego, consideração e respeito. A criação do Coletivo tem como objetivo dar visibilidade, articular pessoas aposentadas, pensionistas e idosas, unificando ações e políticas. É papel da CUT representar todo o conjunto da classe trabalhadora o que inclui as pessoas aposentadas, pensionistas e idosas”, disse.
Programação:
8h30 – Café
9h – Mesa de Abertura
Cleber Soares - Secretário de Políticas Sociais e Direitos Humanos.
Rodrigo Rodrigues - Presidente.
Jairo de Souza Junior - Coordenador do Coletivo de Aposentados, Pensionistas e Idosos.
9h30 – Mesa: Organização Sindical e Políticas Públicas.
Jairo de Souza Junior – Coordenação de mesa.
Maria Izabel da Silva (Bel da CUT) – Organização Sindical
Vicente de Paula Faleiros - Políticas Públicas
10h30 - Debate
12h30 – Encerramento