MENU

CUT-DF debate juventude, mercado de trabalho e população idosa

Convidados falaram sobre desemprego, empregabilidade e outros desafios da classe trabalhadora na capital federal

Publicado: 06 Outubro, 2023 - 14h25 | Última modificação: 06 Outubro, 2023 - 15h25

Escrito por: Maracatu

Maracatu
notice


A CUT-DF realizou nessa quinta-feira (5) a segunda edição do CUT Debate, com o tema "Juventude, Mercado de Trabalho e População Idosa no DF". O programa foi apresentado pelo presidente da Central, Rodrigo Rodrigues, e contou com a participação da economista do Dieese, Mariel Angeli, do secretário de aposentados do Sindicato dos Bancários de Brasília, José Wilson, e do Secretário de Juventude da CUT-DF, Tiago Bittencourt.

Na oportunidade, os convidados discutiram a importância da análise de dados sobre desemprego e empregabilidade tanto da população jovem quanto da idosa no Distrito Federal. Mariel Angeli apresentou os resultados de duas publicações do Dieese sobre o tema: "Juventude e o mercado de trabalho no DF" e "População Idosa no DF".

José Wilson destacou o equívoco de que os indivíduos mais velhos são vistos como concorrentes no mercado de trabalho para a geração mais jovem, enfatizando que muitos idosos realmente sustentam financeiramente as suas famílias.

Tiago Bittencourt ressaltou a necessidade de políticas públicas que promovam a inclusão da juventude no mercado de trabalho. "O desemprego entre os jovens é um problema grave no DF, que precisa ser enfrentado com medidas de qualificação profissional e geração de emprego", afirmou.

Para Rodrigo Rodrigues, o CUT Debate visa aprofundar os estudos do Dieese que mais impactam na população do Distrito Federal. "O objetivo é promover o debate sobre os principais desafios e oportunidades que o DF enfrenta, com a participação de especialistas e representantes da sociedade civil", explicou o dirigente.

A live do CUT Debate foi transmitida nas redes sociais da CUT-DF e você pode assistir ao programa completo logo abaixo: