MENU

CUT 40 anos: a história contada por quem viveu e construiu a Central

Com mais de 45 páginas e muita história, material pode ser acessado pela internet

Publicado: 18 Agosto, 2023 - 20h59 | Última modificação: 19 Agosto, 2023 - 10h59

Escrito por: Junia Lara | Editado por: Vanessa Galassi

Lançamento da revista “CUT 40 anos: Casos e Causos do movimento sindical do DF” foi um dos pontos altos da noite de abertura do CECUT-DF.

Fundada em 28 de agosto de 1983, a CUT-DF decidiu comemorar os 40 anos com o resgate da memória de personagens que contribuíram para sua consolidação como representante de milhares trabalhadoras e trabalhadores brasilienses.

A ideia, explicou o atual presidente da Central, Rodrigo Rodrigues, surgiu durante a pandemia e foi amadurecendo até chegar à publicação dos depoimentos de 19 companheiros e companheiras na revista “CUT 40 anos: Casos e Causos do movimento sindical do DF”. A publicação foi lançada na noite desta sexta-feira (18), durante o CECUT-DF.

“Foi com muita dificuldade que escolhemos esses nomes, porque cada militante que coloca um boné e uma camiseta tem uma história para contar. Mas temos certeza de que os escolhidos representam cada um que dedicou-se a fortalecer a organização da classe trabalhadora no DF”, afirmou Rodrigo Rodrigues.

De maneira informal, as companheiras e companheiros que participaram da trajetória da Central no DF contam seus casos e lembram a luta dedicada para criar uma entidade classista e de luta ainda no regime da ditadura militar. São 45 páginas de depoimentos às vezes pessoais, mas que dão um panorama da época política vivida por cada um deles.

“Os causos aqui contados são histórias muitas vezes pessoais, auferidas pela vida vivida de cada um desses personagens, resgatadas por vezes, com algum esforço, pela força da memória já combalida” ressaltou o cronista Haroldo Fernandes Filho, na apresentação da publicação.

A publicação está disponível no site da CUT e pode ser acessada aqui.

O CECUT
O Congresso Estadual da CUT-DF, iniciado nesta sexta (18), vai até domingo (20). No encontro, além dos debates, será eleita a nova gestão da Central e aprovadas as estratégias e o Plano de Lutas para o quadriênio 2023-2027.

Acompanhe a cobertura também em nossas redes @CUT-DF. Veja mais sobre o CECUT-DF AQUI.