Contra retorno 100% presencial, Sinpro-DF convoca paralisação para esta quarta (3)

Além da paralisação, o sindicato também convoca também a categoria para ato em frente à Secretaria de Educação, no edifício Phenícia, no mesmo dia, às 9h

Publicado: 29 Outubro, 2021 - 14h47 | Última modificação: 29 Outubro, 2021 - 15h08

Escrito por: CUT-DF com informações do Sinpro-DF

Contra o autoritarismo do Governo do Distrito Federal, que instituiu o retorno 100% presencial das aulas nas escolas públicas da capital federal sem qualquer debate com a comunidade escolar, o Sinpro-DF ─ sindicato que representa professoras/as e orientadores/as no DF, convoca  a categoria para paralisação pela vida nesta quarta-feira, 3 de novembro.

Além da paralisação, o sindicato também chama para ato em frente à  Secretaria de Educação, no edifício Phenícia, no mesmo dia às 9h. O Sinpro orienta que os participantes da ação usem máscaras de proteção, mantenham o distanciamento social e respeitem os protocolos de segurança contra a  Covid-19.

Na manhã desta sexta-feira (29), as Secretarias de Educação e de Saúde do Governo do Distrito Federal publicaram no Diário Oficial do DF a portaria conjunta número 12, que determina o retorno 100% presencial das escolas a partir do dia 3 de novembro. Instituída de forma autoritária e inconsequente, a portaria traz uma série de orientações para a adoção de medidas de proteção contra a Covid-19, mas sem nenhuma garantia de recurso para que sejam feitas as adaptações necessárias nas escolas.

Desde agosto acompanhando de perto o retorno presencial em modelo híbrido, o Sinpro-DF destaca que as escolas não dispõem de pessoal suficiente para efetuar o monitoramento indicado pelo governo, o que asseguraria o cumprimento das medidas. Da mesma forma, o sindicato observou que não houve nenhum suporte do GDF para, por exemplo, promover a ventilação de ambientes. Muitas escolas têm janelas pequenas e com abertura limitada, o que foi recorrentemente apresentado pelos próprios gestores.

"A pandemia não acabou. Não se acaba uma pandemia por decreto e é isso que o governo está tentando fazer. Esse retorno é uma atitude inconsequente e, principalmente, por que no estamos a menos de 30 dias letivos. Logo, é um período muito curto para que o governo tome essa decisão sem melhorar as condições das escolas, sem ter mais gente para organizar os espaços. Então, diante desse quadro, o Sinpro, a partir do que ouviu da categoria e de pais, está convocando uma paralisação para o dia 3, em uma busca de diálogo com a Secretária para tratarmos esses pontos", disse a diretora do Sinpro-DF, Rosilene Corrêa.

Falta diálogo e transparência

A experiência dos últimos dois meses no retorno híbrido demonstra que as aglomerações nas portas das escolas acontecem e serão intensificadas a partir da presença dos estudantes nas escolas em sua capacidade máxima. Ao mesmo tempo, destaca o Sinpro-DF, os dados de transmissão da doença não têm sido tratados com transparência pela SEEDF e pelo GDF.

O Sinpro ressalta ainda que tem reivindicando a testagem em massa dos integrantes da comunidade escolar como forma de prevenção do contágio. Entretanto, a portaria conjunta aponta somente a testagem de casos sintomáticos, o que é insuficiente para prevenir o contágio e oferecer segurança a estudantes, pais, profissionais de Educação e demais trabalhadores da escola.

"É de conhecimento geral que se trata de uma doença altamente transmissível e que se propaga pelo ar – mais ainda depois da prevalência da variante delta -, o que faz mais do que necessário que os casos sejam monitorados e as pessoas infectadas sejam isoladas, antes mesmo de começarem a manifestar sintomas", aponta o Sindicato.

Na avaliação da entidade sindical, o retorno 100% presencial neste momento é um grande erro, especialmente porque o GDF recorre a uma pressa desnecessária que colocará em risco a saúde e a vida daqueles e daquelas que circulam pelas unidades escolares.

Calendário

Nesta sexta-feira, 29, haverá plenária de professores(as) e orientadores(as) educacionais às 14h. Às 16h, será a vez de os gestores e gestoras se reunirem. Os encontros serão realizados em formato virtual, pela plataforma zoom. Os links para participar de ambas as reuniões podem ser solicitados pelo telefone (61) 99323-8140.