MENU

Contra atraso de salários, jornalistas do Correio Braziliense paralisam atividades

A mobilização exige o pagamento integral do salário de novembro, vencido na última sexta (4)

Publicado: 08 Dezembro, 2020 - 11h27 | Última modificação: 08 Dezembro, 2020 - 11h34

Escrito por: Leandro Gomes

notice

Em assembleia realizada no fim da tarde dessa segunda-feira (7), os jornalistas do Correio Braziliense ratificaram a decisão tomada na semana passada e aprovaram paralisação a partir da 0h desta terça (8).

A mobilização exige o pagamento integral do salário de novembro, vencido na última sexta (4). Pelo terceiro mês consecutivo, a empresa atrasou o pagamento completo do salário. Desta vez, foi realizado o deposito de apenas 40% dos vencimentos para parte dos trabalhadores.

De acordo com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF (SJPDF), essa é uma pratica recorrente do Correio Braziliense, que, nos últimos anos, tem desonrado compromissos, tanto os de base legal e contratual como aqueles fechados com a comissão dos jornalistas em seguidas reuniões.

Além do salário de novembro, a empresa deve também a primeira parcela do 13º e uma parcela do Programa de Participação de Resultado (PPR) relativo à Convenção Coletiva de Trabalho de 2019. Também estão em atraso há dois meses o pagamento parcelado − segundo acordo judicial firmado com o SPJDF- de férias e tickets devidos, em alguns casos, há mais de dois anos.

"Chamamos toda a categoria a apoiar o movimento dos colegas do Correio e contamos com a solidariedade das demais categorias e sindicatos de trabalhadores do DF à justa paralisação dos jornalistas", afirmou a entidade.

CUT-DF com informações do SPJDF