CLDF celebra 40 anos da CUT, nesta segunda (4/9)
De iniciativa do deputado distrital Chico Vigilante (PT-DF), a atividade acontecerá às 19h, no Plenário da Casa
Publicado: 30 Agosto, 2023 - 14h32 | Última modificação: 30 Agosto, 2023 - 14h41
Escrito por: CUT-DF
Em continuidade às comemorações dos 40 anos da Central Única dos Trabalhadores, na próxima segunda-feira (4/9), a Câmara Legislativa do DF realizará sessão solene para celebrar as lutas e as vitórias da Central. De iniciativa do deputado distrital Chico Vigilante (PT-DF), a atividade acontecerá às 19h, no Plenário da Casa.
Acompanhe a transmissão ao vivo aqui.
Na última segunda (28), data em que a Central completou 4 décadas de resistência, sindicalistas lotaram o Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, e relembraram a importância da CUT em defesa da classe trabalhadora ao longo dos anos.
“Muito nos orgulha que a organização da classe trabalhadora brasileira seja responsável por tantas mudanças positivas para o povo brasileiro. Convidamos todas e todos para participar da celebração na CLDF e compartilhar conosco a alegria de fazer parte dessa história”, convoca o presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues.
4 décadas de luta
Consolidada como a maior central sindical da América Latina e a quinta maior do mundo, a CUT está presente em todos os estados e no Distrito Federal e representa quase 24 milhões de trabalhadoras e trabalhadores em todo país.
Primeiro presidente da CUT no DF, o deputado Chico Vigilante (PT-DF) também participou da primeira Conferência da Classe Trabalhadora (Conclat), em São Bernardo do Campo, que deliberou pela fundação da Central, e lembra do papel da entidade na mudança dos rumos da história do país.
“Existem datas que precisam ser comemoradas, e a fundação da CUT é uma delas. É importante que essa celebração seja realizada em um espaço onde os trabalhadores não penetravam antes e agora podem, graças a sua própria mobilização. Vamos trazer as pessoas para dentro das instituições para que elas sintam a importância de estar aqui e de parabenizar a CUT que agora é uma jovem senhora de 40 anos de idade”, afirmou o deputado.