Campanha da CUT-DF pela Vacina Já ganha as ruas

Além das cobranças diretas aos governantes, a Campanha tem também o objetivo de dialogar com a sociedade e trazê-la à luta

Publicado: 22 Fevereiro, 2021 - 12h34 | Última modificação: 22 Fevereiro, 2021 - 12h45

Escrito por: Leandro Gomes

devanir garcia

Desde o inicio da produção das primeiras vacinas mundo afora, a CUT-DF e outras entidades encabeçaram uma árdua luta pela vacinação imediata contra a Covid-19 de toda a população. E, no último domingo (21), a Campanha Vacina Já tomou as ruas da  capital federal.

Durante carreata que teve como pautas mínimas o impeachment de Bolsonaro e a volta do Auxílio Emergencial, a Central distribuiu tatuagens temporárias − parte da campanha − e fortaleceu a mobilização em torno do tema. Com dizeres "Fure aqui! Vacina Já!" e "Eu Defendo o SUS", os adesivos foram bem recebidos pelos manifestantes e levou uma mensagem clara de que o povo tem pressa para ser vacinado.

O presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues, destacou que, além das cobranças diretas aos governantes, a Campanha tem também o objetivo de dialogar com a sociedade e trazê-la à luta. "O que vemos tanto no âmbito local como nacional é a ausência de um plano de  vacinação que contemple todas e todos. Quantas vidas perderemos para que o governo Ibaneis e o governo Bolsonaro tenham compromisso com o povo?", disse.

Rodrigues destacou ainda a importância do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem se mostrado fundamental no processo de vacinação da população.  "O projeto inicial de Bolsonaro era destruir o SUS e privatizar todo o atendimento à  saúde. Agora, a pandemia revelou a necessidade de termos uma saúde pública que atenda todas e todos. O SUS tem se mostrado extremamente importante, tanto para atendimento como o fornecimento da vacina. Por isso, precisamos defendê-lo veemente, principalmente, nós que somos da classe trabalhadora, porque o nosso plano de saúde é o SUS", disse.

Veja mais fotos da Campanha pela Vacina Já aqui