Escrito por: Sindicato dos Bancários do DF

Bancários entregam pautas de reivindicações à Fenaban, ao BB e à Caixa

O documento entregue é resultado de diversos congressos estaduais e regionais

Comando Nacional dos Bancários entregou à Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) nesta terça-feira (18), em São Paulo, a minuta de reivindicações da categoria, dando início às negociações da Campanha Nacional Unificada 2024, com vistas à renovação da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho).

O documento entregue é resultado de diversos congressos estaduais e regionais, levando em conta a coleta de dados da Consulta Nacional dos Bancários, realizada com quase 47 mil trabalhadores e trabalhadoras, submetida à validação da 26ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro e, em seguida, de assembleias em todo o país.

No encontro foi definido o calendário de negociações com a Fenaban, sendo que a próxima está marcada para a quarta-feira da semana que vem, dia 26.

Reivindicações da Campanha 2024

Os nove eixos da minuta de reivindicações, aprovados pela categoria, são:

BB e Caixa também com as demandas dos bancários

Também foram entregues, pela Comissão de Empresa dos Funcionários do BB (CEBB) e pela Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), as pautas específicas de cada banco público para a construção dos novos acordos aditivos.

“As negociações começaram oficialmente. Esperamos que, por parte da Fenaban e dos bancos, haja respeito e valorização dos bancários e das bancárias. O futuro se faz juntos. Vamos à luta”, convocou o presidente da Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), Rodrigo Britto, integrante do Comando e que participou da entrega das pautas.

“Com a entrega da minuta para os representantes dos bancos, uma importante etapa foi cumprida. Agora é aguardar a agenda das reuniões proposta pela Caixa para darmos início às negociações para construção do nosso novo ACT”, explica Antonio Abdan, diretor do Sindicato e integrante da CEE/Caixa pela Fetec-CUT/CN e que também esteve na entrega dos documentos.

Abdan diz esperar “que as negociações sejam francas e transparentes e que, no fim, conquistemos um acordo que recompense de forma justa e digna os trabalhadores da Caixa Econômica Federal. Trabalhadores esses que são os maiores responsáveis pelo sucesso do banco como agente implementador das políticas públicas do Estado”.

Confira o calendário de negociações com a Fenaban

Junho

Julho

Agosto