Ato nacional em defesa da justiça do trabalho acontece em Brasília

Atividade é convocada pela Amatra 10 e pela Associação de Advogados Trabalhistas do DF (AATDF)

Publicado: 23 Fevereiro, 2024 - 16h43 | Última modificação: 26 Fevereiro, 2024 - 10h46

Escrito por: Marina Maria

Na próxima quarta-feira (28), a CUT-DF participa da Mobilização Nacional em Defesa da Competência da Justiça do Trabalho, que acontece em Brasília, a partir das 10h, no mezanino do Foro Trabalhista da 513 norte. Convocada pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho  10° Região - DF/TO (Amatra 10), a atividade tem o objetivo de fortalecer essa estrutura, fundamental para garantir os direitos da classe trabalhadora.

Para o secretário de Comunicação da CUT-DF, Rodrigo Britto, é fundamental a defesa da justiça do trabalho como instrumento para corrigir as desigualdades sociais. “Está claro que a relação entre capital e força de trabalho é dessemelhante. Para que tenhamos condições de negociar e corrigir esse abismo, que se tornou ainda mais evidente com o surgimento de novos modelos de contratação, é preciso defender a autonomia e o fortalecimento da justiça do trabalho”, afirmou o dirigente sindical.

Rodrigo ainda reiterou que a atividade da próxima semana contribui para o debate público sobre as condições de vida e trabalho da população e que o tema merece ainda mais atenção da parte dos sindicatos e movimentos sociais. “Muitas vezes, quando pensamos em justiça, atribuímos a ela um significado muito distante da nossa realidade. Mas é no dia a dia que o trabalhador sente as diferenças. Depois da reforma trabalhista, por exemplo, sentimos na pele as dificuldades do acesso aos direitos. Precisamos mais do que nunca democratizar o acesso à informação e aproximar o trabalhador que passou por tanta precarização nos últimos anos da justiça”, explicou.