acc toolbox
Contraste de cores
Tamanho dos textos
Conteúdo em destaque
Ampliar elementos
learn more about  toolbox
MENU

Americanos querem tomar reservas de gás xisto dos rios brasileiros

Americanos já estão de olho nos nossos recursos naturais e já tem “estudos” que  três rios brasileiros tem uma grande reserva de gás xisto as maiores do mundo. Em apenas três bacias hidrográficas, a do Paraná, Solimões e Amazonas, o Brasil possui 6,93 trilhões de metros cúbicos de gás de xisto recuperáveis e 5,54 bilhões […]

Publicado: 21 Junho, 2017 - 15h55

Americanos já estão de olho nos nossos recursos naturais e já tem “estudos” que  três rios brasileiros tem uma grande reserva de gás xisto as maiores do mundo.

Em apenas três bacias hidrográficas, a do Paraná, Solimões e Amazonas, o Brasil possui 6,93 trilhões de metros cúbicos de gás de xisto recuperáveis e 5,54 bilhões de litros de óleo, estimou o Departamento de Energia dos Estados Unidos, em seu estudo mais abrangente, até agora, que avaliou reservas potenciais em 42 países.

Das três, a bacia do Paraná (formação de Ponta Grossa) é a mais promissora, com 4,3 bilhões de barris de óleo e 2,4 trilhões de metros cúbicos de gás. Para o gás, a do Amazonas (formação de Barreirinha) tem reservas recuperáveis de 2,83 trilhões de metros cúbicos.

O Brasil tem seis outras bacias com potencial de gás de xisto, mas faltam dados geológicos que permitam qualquer estimativa, avalia o estudo.

Se explorados todos os recursos avaliados, a oferta mundial de petróleo crescerá 11% e a de gás, 47%.

Fonte: Valor Econômico

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.