Americanos querem tomar reservas de gás xisto dos rios brasileiros
Americanos já estão de olho nos nossos recursos naturais e já tem “estudos” que três rios brasileiros tem uma grande reserva de gás xisto as maiores do mundo. Em apenas três bacias hidrográficas, a do Paraná, Solimões e Amazonas, o Brasil possui 6,93 trilhões de metros cúbicos de gás de xisto recuperáveis e 5,54 bilhões […]
Publicado: 21 Junho, 2017 - 15h55
Americanos já estão de olho nos nossos recursos naturais e já tem “estudos” que três rios brasileiros tem uma grande reserva de gás xisto as maiores do mundo.
Em apenas três bacias hidrográficas, a do Paraná, Solimões e Amazonas, o Brasil possui 6,93 trilhões de metros cúbicos de gás de xisto recuperáveis e 5,54 bilhões de litros de óleo, estimou o Departamento de Energia dos Estados Unidos, em seu estudo mais abrangente, até agora, que avaliou reservas potenciais em 42 países.
Das três, a bacia do Paraná (formação de Ponta Grossa) é a mais promissora, com 4,3 bilhões de barris de óleo e 2,4 trilhões de metros cúbicos de gás. Para o gás, a do Amazonas (formação de Barreirinha) tem reservas recuperáveis de 2,83 trilhões de metros cúbicos.
O Brasil tem seis outras bacias com potencial de gás de xisto, mas faltam dados geológicos que permitam qualquer estimativa, avalia o estudo.
Se explorados todos os recursos avaliados, a oferta mundial de petróleo crescerá 11% e a de gás, 47%.
Fonte: Valor Econômico