Ameaça de privatização na Liquigás coloca em risco emprego de 28 mil
A Federação Nacional dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo cobra imediatamente da empresa Liquigás Distribuidora o esclarecimento dos rumores sobre a venda da empresa à iniciativa privada. A empresa é subsidiária da Petrobras que detém maioria das ações da Liquigás. Tais rumores têm preocupado os mais de 28 mil trabalhadores que […]
Publicado: 14 Junho, 2016 - 14h30
Escrito por: Jean Maciel
A Federação Nacional dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo cobra imediatamente da empresa Liquigás Distribuidora o esclarecimento dos rumores sobre a venda da empresa à iniciativa privada. A empresa é subsidiária da Petrobras que detém maioria das ações da Liquigás.
Tais rumores têm preocupado os mais de 28 mil trabalhadores que atuam pela empresa na fabricação, compra e venda de gás de Petróleo no país. “Nós já sabemos o que acontece no processo de privatização, o que está em risco é a demissão em massa desses trabalhadores. Neste processo quem sempre sai prejudicado somos nós. Quando não são demitidos todos, os que ficam têm o trabalho precarizado e sucateado. E nós não vamos permitir que isso aconteça. Queremos garantir o emprego desses trabalhadores. Por isso estamos tentando diálogo com a direção da empresa”, explica o presidente da Federação da categoria, Raimundo Miquilino Cunha.
liquigas 2
Miquilino, também presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo do Distrito Federal, filiado à CUT Brasília, conta que um documento foi entregue à Justiça do Trabalho para auxiliar os trabalhadores. “Vamos fazer de tudo para garantir o emprego desses trabalhadores, esperamos também que a empresa se sensibilize e possamos encontrar uma saída que não prejudique os trabalhadores”, avalia.
O capital da empresa pública está sendo negociado pelo Banco Itaú e conforme foi divulgado pelo jornal O Estado de São Paulo, já há empresas privadas interessadas na compra. Entre os principais interessados no negócio está a Ultragaz, do grupo Ultra; a Supergasbrás, do grupo holandês SHV, terceiro do setor; além da Copagaz, do empresário Ueze Zahan. O negócio está avaliado entre R$ 1,2 bilhão e R$ 1,5 bilhão.
Liquigás
A Liquigás Distribuidora S.A. é uma sociedade anônima de capital fechado que atua no engarrafamento, distribuição e comercialização de Gás Liquefeito de Petróleo, também conhecido como GLP. Está presente em 23 estados brasileiros (exceto Amazonas, Acre e Roraima). Fundada em 1953, foi adquirida pela Petrobras Distribuidora S.A. (BR) em agosto de 2004 e, em novembro de 2012, após uma reorganização societária, passou a ser subsidiária direta da Petrobras S.A. Desde a integração ao Sistema Petrobras, a Liquigás consolidou sua liderança no mercado de botijões de 13 kg – os mais usados em residências para o cozimento de alimentos – e sua posição como uma das maiores distribuidoras de GLP no país.
“A lucratividade da empresa tem sido altíssima graças a dedicação dos funcionários que se esforçam pela empresa, por isso não achamos justo e nem vemos motivos para privatizar essa empresa. Isso só interessa aos privatistas e empresários que não têm compromisso nenhum com a sociedade. E até hoje sequer esses fatos foram esclarecidos diretamente pela empresa. Isso é um total desrespeito aos trabalhadores”, ressalta o dirigente Raimundo Miquilino.
Fonte: Brasília