MENU

Agnelo recebe Plataforma da Classe Trabalhadora do Distrito Federal

O caminho traçado pelos trabalhadores do Distrito Federal para ser executado pelo próximo governador da capital foi oficialmente entregue ao candidato Agnelo Queiroz, que concorre ao governo do DF pelo PT. A atividade que apresentou a Plataforma da Classe Trabalhadora do DF foi realizada na noite dessa terça-feira (20), no auditório da CUT-DF, e reuniu […]

Publicado: 21 Julho, 2011 - 15h08

Escrito por: Cutbsb@123

3(3)3(3)O caminho traçado pelos trabalhadores do Distrito Federal para ser executado pelo próximo governador da capital foi oficialmente entregue ao candidato Agnelo Queiroz, que concorre ao governo do DF pelo PT. A atividade que apresentou a Plataforma da Classe Trabalhadora do DF foi realizada na noite dessa terça-feira (20), no auditório da CUT-DF, e reuniu centenas de militantes e sindicalistas.

Na mesa, além de Agnelo, estiveram presentes Tadeu Filippelli (PMDB), Rodrigo Rollemberg (PSB) e Cristovam Buarque (PDT), que compõem a chapa coligada com o PT para concorrer às próximas eleições. “Vamos construir esse novo caminho. A capital tem que estar à frente do tempo e deve ser exemplo de civilidade. Temos o compromisso de reconquistar a confiança do povo brasileiro e retomar a sua auto-estima”, discursou Agnelo se referindo à coligação nomeada como Um Novo Caminho.

Também esteve presente à entrega da Plataforma o representante da CUT Nacional Jacy Afonso. Para ele é importante que o governo do PT no DF, caso seja eleito, trabalhe junto com o movimento sindical. O presidente da CUT-DF, José Eudes, também fez falação ao encontro do pensamento de Jacy Afonso e lembrou que “é necessário assento de sindicalistas” no novo governo da capital.

Assim como prevê a Plataforma da Classe Trabalhadora do Distrito Federal, todas as falações concordaram que o DF precisa de reestruturação total, principalmente na Saúde, Educação e Segurança, questões essenciais para o cidadão. “Este documento significa em particular, a iniciativa de retomar a cidade para os interesses da população brasileira”, afirmou José Eudes.

1(4)1(4)A Plataforma da Classe Trabalhadora do DF segue os mesmos moldes da Plataforma a nível nacional. Com isso, três são as diretrizes: valorização do trabalho; igualdade, distribuição de renda e inclusão social; e Estado Democrático com caráter público e participação ativa da sociedade.

Dentro destas propostas, os trabalhadores do DF também formularam eixos específicos que coordenarão a Plataforma: o combate efetivo à corrupção em todas as instâncias dos três Poderes; a valorização do serviço e do servidor público; e a questão ambiental, que inclui a mobilidade urbana.

A promessa dos componentes da coligação Um Novo Caminho foi de cumprir o proposto pelos trabalhadores do DF. Para eles, é necessário se construir um DF diferente, mais justo.

O primeiro turno das eleições de 2010 ocorrerá no dia 3 de outubro, conforme o calendário eleitoral de 2010 divulgado em julho pelo Tribunal Superior Eleitoral.

2(3)2(3)Vanessa Galassi, da CUT-DF, e Isabela Melo