Escrito por: CUT-DF

Inscrições abertas para a V Codped, que acontece nos dias 20 e 21 de maio

A atividade é aberta ao público e tem o objetivo de acolher as demandas do DF para a Conferência Nacional

Estão abertas as inscrições para a V Conferência Distrital dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Codped), que acontece nos dias 20 e 21 de maio de 2024. Os interessados devem preencher o formulário e aguardar o deferimento da solicitação. As vagas serão ocupadas por ordem cronológica.

A V Codped é uma das etapas da V Conferência Nacional dos Direitos das Pessoa com Deficiência, que será realizada em julho deste ano. O evento reunirá representantes de diversos segmentos da sociedade e elegerá 10 delegados (cinco representantes do governo, e cinco, da sociedade civil) para o debate nacional.

Com o tema “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos
das pessoas com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”, a Conferência é um espaço democrático de discussão e articulação de propostas, estratégias e diretrizes às políticas públicas relativas aos direitos das pessoas com deficiência.

“Vale lembrar que a Codped tem como público-alvo as pessoas com deficiência, mas é aberta a todas e todos”, disse Carlos Maciel, represente do Coletivo de Pessoas com Deficiência da CUT-DF.

Mobilização

Maciel lembra que a realização da V Codped é um importante passo para a retomada do estado democrático de direito e à reformulação das políticas públicas voltadas ao segmento. Isso porque, durante os governos Temer e Bolsonaro, a discussão foi adiada sistematicamente.

Com a eleição de Lula, os debates foram retomados e, desde o início da gestão, ações diversas foram implementadas para que a Conferência ocorresse.

Pelo calendário nacional, o encontro distrital deveria ter sido realizado de 1º de fevereiro a 30 de abril de 2024, assim como ocorreu nos estados. Entretanto, segundo Maciel, o Governo do Distrito Federal não apresentou condições para a realização da atividade dentro do prazo previsto. “Dessa forma, tem sido necessária intensa mobilização da CUT e dos movimentos sociais para que essa etapa dos debates ocorra”, afirmou.

Maciel destacou ainda a importância da participação do movimento sindical na Conferência. “É importante que participemos dessa importante atividade. Juntos, criaremos um documento com nossas demandas urgentes para serem levadas ao debate no governo federal. Não deixe de fazer sua inscrição”, finalizou.