• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

8 de março deste ano terá ações diversas até final do mês

A mobilização ocorrerá de forma unificada pelas mulheres da capital federal e entorno e conta uma programação bastante diversificada que deve durar até o fim do mês.

Publicado: 05 Março, 2021 - 18h32 | Última modificação: 11 Março, 2021 - 10h29

Escrito por: Leandro Gomes

valcir araújo
notice

O 8 de Março ­─ Dia Internacional das Mulheres ─ está chegando e ações devem ocorrer em todo o país! No DF, a mobilização ocorrerá de forma unificada pelas mulheres da capital federal e entorno e conta uma programação bastante diversificada que deve durar até o fim do mês. (Veja a programação abaixo).

Sob o lema, "Pela Vidas de Todas as Mulheres, Auxílio Emergencial e Vacina Já! Fora Bolsonaro e seu governo assassino!", o 8 de Março Unificadas DF e Entorno de 2021 traz consigo reivindicações históricas específicas do grupo ─ como o combate ao feminicídio e outras ─, e demandas gerais da sociedade e dos movimentos sindical e social.

“Em nossas mobilizações, sempre pautamos nossas lutas específicas por uma sociedade mais justa, com direitos igualitários para todas e todos, mas também levamos temas gerais, como Lula Livre e defesa da democracia, por exemplo. Neste ano, tendo em vista a péssima gestão da pandemia feita pelos governos federal e distrital, as pautas da política geral ganharam força”, disse a secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-DF, Thaísa Magalhães.

Com a péssima gestão do governador do DF, Ibaneis Rocha, e de Bolsonaro, a nível nacional, os prejuízos causados pela pandemia foram potencializados consideravelmente, o que obrigou as mulheres a repensarem a mobilização deste ano.  

“Este ano, excepcionalmente, não realizaremos ato de massa, como fizemos em outros anos anteriores. A ideia inicial era que, unificadas, as mulheres fossem às ruas e realizassem grande mobilização. Porém, no DF, Ibaneis não comprou vacina e segue aguardando pelo plano de vacinação do governo federal. Já a nível nacional, o governo Bolsonaro tem se mostrado negligente e genocida e deixado claro que vidas não são prioridades. Dessa forma, as ações para a construção do 8 de março têm ocorridos virtualmente”, disse.

O 8 de Março Unificadas no DF e Entorno está organizado desde 2016 e é formado por mulheres de mais de 80 Coletivos, entre movimentos sociais, políticos, Organizações Não Governamentais (ONGs), além de centenas de mulheres que não estão organizadas, mas que contribuem para o movimento. Desde então, a luta do grupo tem movimentado a capital federal. Para se ter ideia da força do grupo, em 2017, por exemplo, a mobilização reuniu mais de 15 mil mulheres na Esplanada dos Ministérios.

“Nós, mulheres, estamos na linha de frente da r existência popular no Brasil, na América Latina e no mundo. E, neste 8 de março, seguimos mobilizadas, organizadas e alertas contra a retirada de direitos e contra a entrega das nossas riquezas naturais e contra a política genocida do governo Bolsonaro. Todas nós estamos juntas empunhando a bandeira pela vida de todas as mulheres, vacina e Auxílio Emergencial Já, Fora Bolsonaro e seu governo assassino”, disse a secretária de Mulheres do Partido dos Trabalhadores do DF, Andreza Xavier.

 

A programação

Diferente dos anos anteriores, a programação para o Dia Internacional das Mulheres deste ano vai muito além do próprio dia 8 de março. De acordo com Thaísa, há uma extensa lista de atividades que serão realizadas pelos sindicatos CUTistas e pelo 8 de Março Unificadas DF e Entorno ao longo do mês. As ações envolvem debates que vão desde a política em sindicalismo feminista à luta das mulheres CUTistas na construção do 8 de Março.

Veja a programação:

 

Thaísa destaca ainda que, para ficar por dentro da programação e participar das atividades propostas pelas mulheres é importante seguir as redes sociais da CUT-DF e do 8 de Março Unificadas DF e Entorno.

“Algumas das nossas atividades serão transmitidas pelas nossas redes ou por outras plataformas, mas por meio delas (redes), será possível ficar se informar sobre toda a programação e não perder nada”, finalizou.

CUT-DF

Facebook: https://cutt.ly/Qf4MAF

Instagram: https://cutt.ly/Kf4MRq5

Twitter: https://cutt.ly/Sf4MPqm

Youtube: https://cutt.ly/bf4MXlg

8 de Março Unificadas Df e Entorno

Facebook: https://cutt.ly/GztDUsd

Instagram: https://cutt.ly/SztDZtt