13 de maio | Educação para combater o racismo em todos os espaços

Neste episódio do CUT-DF Entrevista, a a educação como ferramenta para elucidação da história e para o combate ao racismo em todos os espaços é tema de debate

Publicado: 13 Maio, 2021 - 14h22 | Última modificação: 13 Maio, 2021 - 14h42

Escrito por: CUT-DF

Apesar de muitos lembrarem do 13 de maio como um marco de generosidade de uma princesa que pôs fim ao período escravocrata no Brasil, não foi bem assim que a história aconteceu. A resistência do povo negro por liberdade já durava anos e a Lei Áurea não garantiu, de fato, o fim da escravidão. A população negra foi descartada, deixada à margem da sociedade, sem emprego, sem terras, sem documentos, sem dignidade. Os reflexos desse período ainda são vistos e sentidos atualmente. Por isso, o 13 de maio é um dia de luta! Um dia de luta pelo fim do racismo. Um dia de luta pela igualdade racial.

Neste episódio do CUT-DF Entrevista, a secretária da Mulher Trabalhadora da Central, Thaísa Magalhães, conversa com a diretora da Confederação dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e coordenadora nacional do Movimento Negro Unificado (MNU), Iêda Leal. Entre outros tema, elas falam sobre como a educação pode ser uma ferramenta importante para elucidação da história e para o combate ao racismo em todos os espaços. O debate destaca ainda a importância de todas e todos assinarem a carta com propostas para o cumprimento das leis que alteraram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) (Lei nº 10.639/03/ Lei nº 11.645/08) e determinam a inclusão da obrigatoriedade do ensino sobre a História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Assine agora mesmo: https://cutt.ly/ebH5xCu

Assista: